Alistamento Militar 2019 – Inscrição Online, Calendário e Documentos Necessários

Anualmente o exército brasileiro faz o recrutamento de pessoal por via do Alistamento Militar 2019. O atendimento deste processo é obrigatório para todo o cidadão brasileiro do sexo masculino com idade igual ou superior aos 18 anos.

Quem não cumpri com este dever cívico, correrá o risco de verificar impedimentos em vários serviços públicos, como em caso de emissão do passaporte e concorrência em concursos públicos.

É justamente por conta disso, que o cidadão em idade de realizar o alistamento militar 2019 deve ficar atento a todos os aspectos envolvidos nesse processo, de modo que ele não acabe por faltar na inscrição para o alistamento militar 2019.

Alistamento Militar 2019

Alistamento Militar 2019

Inscrição para Alistamento Militar 2019

Para a realização da inscrição do alistamento militar são disponibilizados dois meios, sendo que o primeiro é o alistamento online. Esta primeira forma de alistamento somente pode ser seguida por cidadãos que tem a Junta de Serviço Militar (JSM) da sua cidade devidamente cadastrada no Sistema online do alistamento militar.

Já o Segundo caminho – o alistamento presencial – somente é possível mediante a apresentação do jovem no quartel do exército mais próximo de si. O quartel pode ser da marinha ou aeronáutica.

Inscrição para Alistamento Militar 2019

Inscrição para Alistamento Militar 2019

VEJA AINDA:

Alistamento Militar Online 2019

Sendo o caminho mais fácil e menos demorado para a realização do alistamento militar, a via online possibilita o alistamento para o cidadão brasileiro que mora no país e aquele que está no estrangeiro.

Veja como você pode fazer o alistamento militar online, já a seguir:

  • Acesse o site do alistamento militar por AQUI;
  • Depois que a página abrir clique em “Quero me alistar”;
  • Em seguida escolha a situação que melhor lhe carateriza;
  • Siga em frente informando todos os dados solicitados para finalizar o seu alistamento.

É necessário que você tenha consigo os seus documentos pessoas durante o processo de alistamento militar online, pois durante o mesmo são requisitados alguns dados pessoas como o CPF e a data de nascimento.

Documentos Necessários

Depois de ter passado pelo alistamento militar online, o cidadão deverá se dirigir a uma unidade presencial para finalizar a sua inscrição, e pra isso é preciso ter alguns documentos que são requisitados nesse atendimento – Veja que documentação é essa, logo abaixo:

  • 2 fotos 3×4 recentes;
  • Registro de Emancipação (quando se tratar de um índio);
  • Certidão de Naturalização ou Termo de Opção (se aplicável);
  • Comprovante de Residência;
  • Certidão de Nascimento, Casamento ou Carteira de Identidade original.

Calendário do Alistamento Militar 2019

Os jovens brasileiros devem ficar atentos ao calendário do alistamento militar para não perder as datas que marcam esse processo. Para o ano de 2019, o alistamento militar teve fim no dia 30 de junho.

Fique atento ao site do Sistema Eletrônico de Recrutamento Militar (Sermil) para ter mais informações relacionadas ao calendário do alistamento militar 2019.

Alistamento Militar Feminino 2019

Quem é do sexo feminino não precisa de fazer o alistamento militar, já que a lei brasileira não impõe essa ação como obrigatória para as mulheres, porém vale deixar claro que se a mulher desejar, ela pode ingressar no exército brasileiro por via de concursos públicos.

A qualificação de mulheres para o alistamento militar é feita seguindo critérios bastante rígidos que não são notados no alistamento militar masculino.

Alistamento Militar Feminino

Alistamento Militar Feminino

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (21 votes, average: 4,81 out of 5)
Loading...

Leave a Reply