ID Jovem 2019

A fim de auxiliar e encorajar os brasileiros que possuem uma baixa renda, o Governo Brasileiro tem investido bastante em importantes iniciativas sociais, como o Bolsa Família 2019, o Telefone Popular e o ID Jovem 2019.

Este último, em particular, representa um dos programas que mais vêm ganhando notoriedade nos últimos tempos, o que se deve pelo fato de ele focar especificamente nos jovens.

O Programa foi criado pelo Governo em 2016, com o objetivo de ampliar os direitos dos estudantes. Por isso, decidimos falar sobre o mesmo ao transcorrer deste artigo!

ID Jovem 2019

ID Jovem 2019

Como Funciona o ID Jovem 2019?

Como mencionado acima, o ID Jovem se caracteriza por beneficiar os jovens de baixa renda. Isso tem o intuito de incorporá-los na sociedade, a partir do oferecimento de privilégios aos mesmos, como descontos em espetáculos e gratuidade em viagens interestaduais.

Ademais, esse benefício pode ser aproveitado por todos os indivíduos que se enquadrem nos quesitos exigidos, mesmo que eles não estejam trabalhando ou estudando, o que promove uma inserção social ainda mais eficiente.

Como Funciona o ID Jovem 2019

Como Funciona o ID Jovem 2019

Quem Pode Fazer o ID Jovem 2019?

Para fazer uso dos direitos concedidos aos participantes do ID Jovem, o indivíduo deve atender a algumas condições. São elas:

  • Estar dentro da faixa etária 15-29 anos;
  • Possuir uma renda familiar que não ultrapasse a quantia de dois salários mínimos – são considerados componentes de uma família os indivíduos que dividem a mesma residência;
  • Estar adequadamente inscrito no Cadastro Único, com todos os dados atualizados e condizentes com a realidade – a última alteração deve ter sido feita a menos de 24 meses.

Como Fazer a Identidade Jovem?

Para emitir o seu ID Jovem, o interessado deve, antes de tudo, realizar o seu registro no Cadastro Único, que consiste em um sistema de dados mantido pelo Governo. A fim disso, o indivíduo deve se dirigir ao CRAS mais próximo, levando consigo o seu CPF ou o seu Título de Eleitor, um comprovante de endereço e um documento de identificação dos demais integrantes da família.

Tendo feito o Cadastro Único e estando com o seu número NIS em mãos, para fazer o seu ID Jovem, será preciso que a pessoa:

  • Acesse o portal eletrônico da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), clicando neste link;
  • Clique em “Emitir ID Jovem”;
  • Insira os dados requeridos;
  • Cadastre uma foto recente do seu rosto;
  • Clique em “Gerar ID Jovem”;
  • Imprima o cartão gerado e passe a utilizá-lo.

Se você não souber o seu número do NIS, é possível consulta-lo através de uma ferramenta online disponibilizada pela plataforma.

O cadastro possui validade de 30 dias, sendo assim, depois desse prazo é preciso que você revalide o documento através de uma nova consulta pelo aplicativo ou pelo site.

Caso você resida em um estado em que a internet seja precária, o Governo abre uma exceção, sendo possível realizar a emissão em cartões plásticos.

Benefícios do ID Jovem 2019

Como explicitado ao decorrer do texto, o ID Jovem se pontua por conceder várias regalias. Dentre estas, as principais são:

  • Direito à meia-entrada em apresentações esportivas, culturais e recreativas;
  • Direito à passagem gratuita em viagens interestaduais – as companhias são obrigadas a ceder apenas duas vagas por veículo;
  • Direito a um abatimento de 50% no preço usual de viagens interestaduais, quando a opção anterior não se aplica por esgotamento da mesma – as companhias são compelidas a conceder somente dois descontos.

SAC do ID Jovem

Caso ainda restem dúvidas a respeito do ID Jovem ou dos demais auxílios ligados ao Cadastro Único, pode-se contatar o SAC telefônico que a Caixa destina a isso, ligando para o número 0800 726 0101.

Dúvidas Frequentes sobre o ID Jovem

Abaixo você pode tirar algumas das dúvidas mais frequentes, sobre o programa, se mesmo assim seus problemas n forem resolvidos, ligue para o número informado acima.

Quem não tem o NIS pode emitir a ID Jovem?

Não, a ID Jovem só pode ser emitida por pessoas que possuírem o NIS. Os que cumprem todos os requisitos do programa e não possuem o NIS, devem ir até o CRAS da sua cidade e realizar a inscrição.

Só estudante pode emitir a Identidade Jovem?

Não, a Identidade Jovem pode ser feita por qualquer pessoa de baixa renda, mesmo que não esteja estudando.

O jovem terá algum custo para gerar a ID Jovem?

Não, a emissão do documento é gratuita, seja ela feita através do site ou pelo aplicativo.

A ID Jovem vale para a compra de passagens interestaduais pela internet?

Na compra de passagens pela internet, a empresa não é obrigada a concede-las, mas quando a compra é feita no guichê sim.

 

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply