SIGPBF – O que é, Manual, Acesso e atendimento

Se você é um dos beneficiários do Bolso Família, porém ainda não ouviu falar ou sabe o que é SIGPBF? Fique atento a este post pois o significado desta sigla é muito importante para quem é abrangido pelo Bolsa Família.

SIGPBF

SIGPBF 2019 – Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família

O que é SIGPBF

O Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família, o SIGPBF, é o programa que tem a responsabilidade de fazer o gerenciamento dos benefícios disponibilizados pelo Governo as famílias mais necessitadas.

De forma mais descomplicada, este Sistema também pode ser entendido como uma entidade que por via das informações coletadas pelo governo, seleciona as famílias que merecem os benefícios do programa. Ou seja, o SIGPBF permite uma distribuição justa dos fundos do Bolsa Família 2019.

Sicon e SIGPBF

O gestor do SIGPBF também tem acesso ao Sistema de Condicionalidades do Programa Bolsa Família (SICON), visto que o dever do SIGPBF é garantir que os dados deste Sistema estejam sempre atualizados.

Isso permite com que as pessoas certas (que merecem) recebam este beneficio, pois pelo fato do SICON ser usado para ver se a família se enquadra no bolsa família ou não, se os seus dados estiverem errados, o SIGPBF não poderá fazer uma seleção justa dos beneficiários.

SICON e SIGPBF

SICON e SIGPBF

Em geral, ambos sistemas têm a função de impedir que os cidadãos que não tem direito ao bolsa família e recebam o beneficio indevidamente. Este controle é feito pelo mapeamento das informações dos beneficiários do programa Bolsa família.


Manual SIGBPF

O funcionamento adequado do SIGPBF é de extrema importância para os gerenciadores e beneficiários do Bolsa Família. Quando este Sistema funciona corretamente, os benefícios do programa são expandidos para mais famílias brasileiras.

✅ PENSIONISTA DO INSS: Confira AGORA MESMO a nova tabela INSS 2019, divulgada pela Previdência Social, com as datas de pagamento do benefício.

Sendo assim, no link www.mds.gov.br é disponibilizado o Manual SIGBPF para que os técnicos de assistência social e outras entidades que tem acesso ao SIGBPF possam baixá-lo.

Por meio do Manual, este pessoal consegue saber como usar o Sistema adequadamente, evitando deste forma falhas durante a operação do SIGBPF.


Acesso ao SIGBPF

Para poder ter acesso ao SIGBPF somente é preciso ter um smartfone ou computador conectado a internet e seguir o passo a passo explicado abaixo:

  • Entre no site http://www.mds.gov.br/mds-sigpbf-web;
  • Na tela inicial entre com o seu “login” e “senha de acesso”, e depois clique em “Entrar”;
  • Feito isso, dependendo do nível de permissão de acesso do usuário, será possível aceder várias ou funcionalidades limitadas.

É importante destacar que o Login e a Senha de Acesso são enviadas de forma automática para o email informado no momento da inscrição do gestor.

Esse envio da senha ocorre no caso do processo englobar tanto o gestor municipal, como o coordenador estadual.


Atendimento do SIGBPF

Em caso de complicações durante o uso do SIGBPF, o gestor poderá contatar o atendimento do Sistema para obter suporte usando um dos seguintes meios de contato:

  • Central de Relacionamento do MDS / Ouvidoria Social do MDS: número de telefone 0800 707 2003;
  • E-mail MDS: endereço eletrônico – [email protected]
Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply